30 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Minha retrospectiva foi lá em casa, em meio aquela zona das minhas gavetas... sabe aquele monte de folhas de fichário de matérias da escola, os livros que mal carregava na mochila, os cadernos que mais desenhos tinha do que exercícios corrigidos, aquele "bocado" de bilhetinhos das amigas espalhados por toda parte... e aqueles trechos de músicas nas capas dos cadernos que você lê e vem a memória alguma coisa?! Então, estava muito pior. Tinha matéria da minha vida toda naquelas gavetas, daí pensei "estudei pra caramba" mas aí você vai e encontra sempre um daqueles boletins todo amassado de tanto que foi dobrado, amarelado de tão velho e ao abrir você dá de cara com aquela notinha vermelha em Matemática e lembra daquela recuperação que você passou no sufoco mas passou. É, vi e me lembrei de coisas, momentos, pessoas que já não pensava mais. Foi bom, inclusive ver quanto eu mudei foi melhor ainda. Mas o destaque entre tudo que encontrei eu vou deixar para um acontecimento que muito me surpreendeu nesse ano de 2013. Aquela história do "VEM PRA RUA", pois é, todas aquelas manifestações só por acontecer já foi incrível nos tempos em que vivemos, quem dirá na proporção que tomou pelo nosso país inteiro. Então deixo aqui registrado, minha redação escolar de improviso porque fiz durante a aula sobre as manifestações onde eu ganhei nota máxima, mas a intenção é a esperança que tudo que se foi questionado, reclamado, declarado, exposto, "escrachado" nas ruas de vários estados pelo Brasil, de fato HAJA MELHORAS.

"Adeus ano velho, feliz ano novo... Que tudo se realize no ano que vai nascer..."


Redação (sem título):


                         Os jovens representam grande parte do grupo ativo pensante e crítico já há tempos. O Brasil, apesar de ser chamado de um país rico, não nos demonstra o mesmo diante da qualidade de vida que a maioria da população tem. Não é de hoje que há reclamações abrangendo o básico para viver, um bom atendimento na área hospitalar, saneamento básico, água potável e de boa qualidade para consumo, direito a educação, um bom ensino nas escolas, profissionais bem preparados nas redes públicas e particulares, menos impostos a serem pagos, etc. O cotidiano de muitos brasileiros prova que o transmitido em propagandas políticas por exemplo, não passam de promessas e palavras ao vento, porém muitos de nós costumamos dizer não perder a esperança de que, pode sim, haver mudanças e melhorias. Pobre de nós, que algumas vezes, de fato, só temos é a esperança. E é dessa esperança que muitos tem força pra lutar (e exigir) mudanças. Há uma frase muito curiosa que diz "O mundo muda a partir de você" e parece que muitos jovens levaram a sério isso e se "rebelaram", isso mesmo, e resolveram ir para as ruas criticar, expor opiniões, chamar atenção para os problemas que ao invés de solucionados, vinham sendo muitos e todos espalhados como pó embaixo do tapete. Lá, bem guardado, rapidamente era esquecido e transmitia boa aparência ao seu redor. A partir destes jovens pais, avós, todas as gerações se mobilizaram a unir forças para pedir e cobrar mudanças aos políticos, os ditos poderosos. E a partir de então, assustados com a ousadia da população, sem reação, muitos políticos por medo da nossa força em reivindicar e abranger a nível internacional a mobilização de muitos brasileiros, destruindo enfim um pouco da aparência de "está tudo bem", eles baixaram preços dos transportes públicos, pensaram num jeito de baixar os impostos, melhoras quanto a saúde e educação. De palavras e promessas ninguém vive. Porém o susto, a "prensa" que foi dada, a cobrança de ver sair do papel o que era de nosso direito, foi sim, um protesto, uma manifestação incrível e linda, por sinal. Mostramos através das manifestações pacíficas nas ruas a que viemos e quem realmente são os "poderosos". O povo sim é poderoso, a nossa voz, apesar de algumas vezes a grande massa política nos vetar a expor opiniões e manipular algumas vezes nossos votos (e sabemos muito bem disso), ainda assim o povo tem muito mais força. 
                       As manifestações feitas surtiram efeito porém muitas coisas ainda serão solucionadas a longo prazo. Somente com o tempo, vamos "ver acontecer". Assim, como muitos brasileiros, eu também aguardarei estas mudanças e outras. Caso não ocorram, o recado já foi dado. Já viram o "barulho" que podemos fazer, então tenho certeza que se necessário tal ato, este será feito com orgulho e mais força. Tudo por uma nação melhor é muito bem vindo, seja a partir da política ou da população.

Beatriz Corbal. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário