23 de novembro de 2015

Consciência Negra

Olá pessoal! Aqui é a Paula...

Então pessoal, faz um TEMPÃO que o The Corbal não é atualizado, mas acho que agora vamos voltar com mais frequência, acontece que eu estou cheia de trabalhos da escola, os professores estão !@#$~palavrão~$#@! com a minha turma.

Tem mais looks do dia para vir, esperem só mais um pouco ;)

Mas vim aqui hoje para falar sobre a Semana da Consciência Negra. Ok, eu sei que foi semana passada, mas só agora me toquei que com as fotos que eu fiz dava para fazer um post (que tonga). Só lembrando que eu fiz as fotos com o meu celular, então não estão AQUEEEEELAAA coisa maravilhosa, mas da pra dizer que ficaram boas, não é?

VAMOS AO POST!

-> O que é Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Minha turma é a mais velha no período da tarde, então 4 meninas (inclusive eu) ficaram encarregadas de fazer uma oficina de turbante com os 6° anos, já que as negras usavam/usam muito esse acessório para esconder o seu cabelo ''ruim'' (o que não é), e também outra coisa mais legal é que está voltando essa moda dos turbantes e eu sinceramente acho lindo. Um mero pedaço de pano da pra fazer vários tipos de turbante, recomendo usar meninada. Foi superlegal, as meninas adoraram e nós também.
Espero que gostem das fotos!








Até a próxima queridos leitores \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário