4 de julho de 2015

Karate: Uma Arte

O Karate


Olá pessoal, aqui é a Paula
   Como vocês perceberam o título, hoje vou contar um pouco sobre a arte que eu pratico e vou falar da minha experiencia no Judô também (segura essa ninja brasel)
   Olha galera, quero dizer que o karate na minha vida está sendo uma verdadeira paixão, sinceramente eu sou nova na arte, mas o pouco tempo que estou está sendo incríveeeeeeel... E eu aconselho muito a praticarem ;)

- Origem
* primeira ''teoria''
O precursor do Karate foi Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o zen-budismo da Índia. Muito conhecido no oriente, foi convidado pelo imperador Chinês da época (520 a. C.) para levar seus conhecimentos à China. Mas foi no Japão, mais precisamente na Ilha de Okinawa que o karate foi definitivamente sistematizado como a luta das mãos livres/mãos vazias, ou melhor, sem armas.
Gente, eu estou pegando trechos de textos de outros sites/blogs porque cada um diz uma coisa, então estou tentando simplificar aqui, aí vcs me perguntam: ''Paula, por que você não fala sobre só o tipo de karate que você faz?'', aí eu respondo ''Porque eu quero explicar o karate como um todo, mim deixa'' hahahah
* segunda ''teoria''
A história da origem do Karate é muito curiosa. Por volta do século XV, na Ilha japonesa de Okinawa, então dominada por fidalgos japoneses, foi proibido o porte de de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te.
   Enfim, essas são duas histórias mais conhecidas sobre a origem do karate, qual está certa? Não tenho ideia. Na verdade, as coisas se tornam confusas também porque no karate existe vários estilos como: Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shorin Ryu, Shotokan, Wado Ryu, Uechi Ryu, Kenyu Ryu, Kyokushin Kai e cada estilo tem seu fundador específico, sua história, então sintam-se a vontade em pesquisar pelo qual chamar sua atenção.
   Eu pratico o Shotokan, que foi desenvolvido pelo Gishin Funakoshi (1869-1957). É um estilo que exige muita postura, seja na hora de aplicar golpes ou de fazer um Kata. Também é o estilo mais praticado no Karate hoje em dia e uma das mais tradicionais também. Põe em foco pesado o Kihon (técnicas básicas), que é onde aprendemos defesas e golpes, o Kata (formas), que nada mais é do que uma luta imaginária, onde vc usa todos os golpes apendidos de acordo com sua faixa. E por ultimo o Kumite (luta) para desenvolver uma série de poderosas e dinâmicas técnicas.
(fonte: http://www.nkkbrasil.com.br/)

- Vestimenta
   Originalmente, ''Kimono'' é a palavra japonesa para roupa, porém há alguns anos, a palavra serve para referir-se a roupas tradicionais japonesas.
   Os Kimonos ficaram muito acessíveis para os povos orientais, porque eles eram bons de usar em qualquer época do ano, tanto é que as pessoas combinavam cores, estampas e etc. Essas roupas ficaram muito populares entre os samurais, que nas guerras usavam roupas que representavam seus líderes e com isso para que nenhum aliado matasse o outro sem querer, usavam cores que destacavam, sempre muito brilhantes e representativas.
   Cada prática tem seu kimono específico, feito com o devido corte e tecido mais resistente -como o Judô e outras lutas de chão- ou mais ''finas''. Artes que usam kimono: Karate, Judô, Muay-Thai (apesar de não ser tão usado), Taekwondo, Jiu Jitsu, Kung Fu, etc.

- Por que eu pratico/ Por que praticar
   Eu pratico o Karate, porque é uma arte marcial muito boa tanto para o físico (evitar sedentarismo, entre outros fatores) quanto para o pessoal, sentimental; sentir-se bem. O Karate me ajuda muito também a desestressar e esquecer os problemas, pessoas chatas que sou obrigada a aguentar no dia a dia hahahah
   Aconselho muito a prática.

- Minha experiencia no Judô
   Eu conheci um pouco o Judô ano passado (2014) por um professor de Educação Física, ele passou tanto a prática, quanto a teoria. Aqui não vou falar sobre a história do Judô, porque não é meu foco, quem sabe num próximo post, não é?
   Enfim, a minha experiencia com essa luta foi muito MUITO MUUUUUIITOOOO legal, a gente fez um Festival de Judô na escola e eu fiquei em primeiro lugar na minha categoria (tomem um pouco de cuidado com a pessoa aqui). Simplesmente amei, só não pratico hoje porque a escola me deixa muito em cima da hora que começa.
                                        foto do festival-

Espero que vocês tenham gostado do post, se eu lembrar de mais alguma coisa, atualizarei (que estranha essa palavra) aqui. Beijos

OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário